(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A CBF divulgou na última sexta-feira, 25, a programação da seleção brasileira para a data FIFA de novembro, a última de 2024. Na próxima sexta-feira, no primeiro dia de novembro, o técnico Dorival Jr. anunciará os 23 convocados para as partidas contra Venezuela e Uruguai. Além disso, a entidade divulgou a programação de treinos para esses jogos. A delegação fará a prepearação para enfrentar a seleção venezuelana em Belém, no Pará, e treinará no Estádio Mangueirão. Em entrevista à CBF TV, o diretor de seleções Rodrigo Caetano, explicou que a escolha foi feita por questões logísticas.
"O Departamento de Seleções tomou a decisão de fazer a preparação para este jogo em Belém por vários motivos. O primeiro é a localização. A cidade é bem mais próxima de Maturim, um voo de aproximadamente 2 horas e 45 minutos, enquanto outras possibilidades no Brasil, o voo seria muito mais longo.", explicou Caetano durante a entrevista.
Após treinar em Belém, a delegação embarca para a Venezuela no dia 13, um dia antes da partida, e depois do jogo, a equipe já retorna a Salvador, onde continua a preparação e enfrenta o Uruguai no dia 19.
Uma dúvida nesta convocação é sobre Neymar. O camisa 10 da seleção voltou a atuar pelo Al-Hilal após mais de um ano parado, mas esteve em campo por apenas alguns minutos. A CBF monitora a situação do atleta à distância e avalia se é melhor convocá-lo ou esperar até o ano que vem.
A seleção brasileira volta a campo na quinta-feira, 14 de novembro, quando enfrenta a Venezuela no Estádio Monumental de Maturim, às 18h, depois viaja à Salvador onde recebe o Uruguai na Arena Fonte Nova, no dia 19, às 21h45. As duas partidas são válidas pelas Eliminatórias para a Copa de 2026. A seleção está empatada em pontos com a celeste, com 16, seis a menos que a líder Argentina.