Blog do Pedro

Por que Rodri?

Todos queríamos o Vini, mas faz algum sentido escolher o Rodri?

Por Pedro P. Lima
Publicado em 28/10/24 às 22:29h. | Última atualização em 28/10/24 às 22:33


Nesta segunda-feira, 28, tivemos a entrega do Prêmio Ballon d’Or (a Bola de Ouro), em cerimônia organizada pela revista France Football, em Paris, na França. Não é exagero dizer que a premiação deste ano deixou os fãs de futebol do Brasil revoltados. A expectativa era de que após 17 anos voltássemos a ter um brasileiro eleito o melhor jogador do mundo. Afinal, Vini Jr., campeão da Champions League com o Real Madrid e eleito o melhor jogador do torneio, era o favorito a receber tal honraria. Mas isso não aconteceu.

No começo do dia, tivemos a notícia de que o Real Madrid cancelou a sua participação na cerimônia ao saber que o prêmio principal da noite seria entregue a Rodri, do Manchester City. Por isso, não vimos nenhum representante do clube merengue, incluindo Vini e Bellingham, que eram favoritos à Bola de Ouro, e o treinador Carlo Ancelotti.

Desde a divulgação desta informação, a comunidade de futebol no Brasil se pergunta: “Por que não Vini Jr.?”. Ele, de fato, foi o jogador que mais se destacou (dentro dos critérios de avaliação do prêmio) durante a temporada 2023/24. Então não é simples entender o porquê dele não ter levado o troféu para casa. No entanto, não podemos passar por cima de uma questão que tem menos sentido ainda: “Por que o Rodri?”
 


(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

No Brasil, é muito comum ouvirmos o termo “roubo” quando há qualquer resultado que desagrade. Isso é até um pouco cultural. Então é importante deixar claro desde já que não há nenhuma evidência de que isso tenha acontecido na votação da Bola de Ouro. É um resultado injusto, mas o vencedor foi escolhido da mesma maneira com que isso aconteceu em outros anos, e não é a primeira vez que temos vencedores inexplicáveis.

Esta visão de que o prêmio foi tirado de Vini Jr. vem da raiva que o brasileiro está sentindo neste momento. Atualmente, ele é um jogador que é muito querido aqui no Brasil. Então existia uma torcida muito grande, principalmente depois de tudo o que ele passou nas últimas temporadas, para que o futebol dele fosse reconhecido como merece na Europa. Mas essa é a nossa visão do Vini. Não podemos esquecer que fora do país, principalmente no velho continente, há uma rejeição muito grande para com a pessoa Vinícius Jr..

E aí temos mais uma questão difícil de responder. Por que essa rejeição existe? Por ele ter um posicionamento muito claro e muito forte sobre os casos de racismo que existem na Europa? Por ele tocar em feridas que pouca gente tem coragem? Pelo estilo mais provocativo e mais driblador em campo? Por dançar quando faz gol? Não é simples responder essa pergunta, mas o fato é que esta rejeição existe e não é a primeira vez que isso interfere no ranking dos melhores jogadores do mundo.


(Foto: Jose Jordan / AFP)

Essa é uma das principais questões a serem observadas, havia muita expectativa de que Vini conseguiria este prêmio, mas se você analisar o ranking de temporadas anteriores, ele não ser Bola de Ouro passa muito longe de ser surpreendente.

Na temporada 2021/22, Vini fez sua primeira grande temporada no Real Madrid como titular absoluto. Foi parceiro de ataque do Benzema, que foi o vencedor da Bola de Ouro. Foi campeão da Champions League marcando o gol do título. Tranquilamente poderia estar no Top 5, e ficou na oitava colocação. Em 2022/23, ele se firmou entre os principais jogadores do mundo, assumiu ainda mais protagonismo dentro do Real Madrid, apesar do clube não ter chegado à final da Champions, mas ainda assim poderia estar no Top 3, ou no mínimo entre os cinco. E ele ficou em sexto. Ainda que ele tenha sido o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24, ele não receber o prêmio é o esperado.

Isso quer dizer que ele nunca vai ser Bola de Ouro? Não. Mas para ser reconhecido pela premiação, ele vai precisar fazer uma temporada muito destacada dos demais. E não foi o caso desta vez.

Novamente, Vini Jr. foi o melhor jogador da última temporada, mas não podemos dizer que a distância dele para os concorrentes foi tão grande assim. Uma ótima comparação é um companheiro de clube: Jude Bellingham.


(Foto: Reprodução / Marca)

Obviamente, os dois ganharam os mesmos títulos com o Real Madrid: [La Liga (o Campeonato Espanhol), Champions League e Supercopa da Espanha], foram decisivos para o clube nestas conquistas, tiveram números bem parecidos de participações em gols (veja na tabela abaixo), e também devemos citar que tiveram desempenhos abaixo do esperado pelas suas seleções nos torneios continentais.

  Vini Jr.   Bellingham  
  Gols Assistências Gols Assistências
Champions League 6 4 4 5
La Liga 15 5 19 6
Seleção 2 2 4 4

Agora, se os números são tão parecidos, onde o Vini leva vantagem? No poder de decisão. O Bellingham teve um início de temporada assombroso pelo Real Madrid. Foi com certeza o melhor jogador do mundo no segundo semestre de 2023. Enquanto, o brasileiro teve seu impacto maior na reta final, nos jogos mais importantes da temporada. Foi destaque e marcou gols na semifinal e na final da Champions, o que o coloca um passo à frente do meio-campista inglês.

No entanto, isso é muito subjetivo. Eleger o Bellingham como melhor jogador da temporada seria discutível, porém aceitável. A questão é: o Bola de Ouro foi o Rodri.


(Foto: Divulgação / UEFA Champions League)

Este texto tem muitas perguntas e poucas afirmações, o que mostra o quanto a escolha do melhor jogador da temporada foi confusa. Mas aqui está outra coisa que se pode dizer com certeza. O Rodri não foi o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24. O Vini não ser eleito era o esperado, o Rodri ser o vencedor beira o absurdo. Que fique bem claro que estamos falando de um excelente jogador que fez uma ótima temporada, mas o prêmio está sendo entregue a uma narrativa e não a um atleta que se sobressaiu aos demais.

Estamos vendo se repetir um fenômeno que tinha acontecido em 2018, em que um atleta não foi o melhor jogador do seu clube, não foi o melhor jogador da sua seleção mas foi eleito o melhor jogador do mundo. 

Rodri foi um jogador importantíssimo para o Manchester City, mas alguns companheiros tiveram mais destaque na temporada. Phil Foden, o 11° do Ranking da premiação, foi eleito o melhor jogador da Premier League. Pela seleção, apesar de ter ganhado o prêmio da UEFA, ele não foi o melhor jogador da Espanha no título da Euro. Este foi mais um prêmio entregue a uma narrativa. Afinal, em uma conquista em que a equipe foi tão bem coletivamente, eles optaram por eleger o jogador que é símbolo desta nova era do futebol espanhol. Entretanto, os pontas foram os principais destaques da conquista, sendo eles Lamine Yamal e Nico Williams, e ainda assim, jogadores como Fabian Ruiz e Carvajal tiveram um desempenho superior, ou no mínimo igual ao volante do Manchester City. 


(Foto: Profimedia)

Por causa do Vini, aqui no Brasil, houve uma grande rejeição ao prêmio ser entregue ao Rodri, mas em alguns momentos ocorreu até um clamor para uma narrativa ser premiada. Por exemplo, cinco anos atrás, Kanté e Jorginho chegaram a ser cotados para ganhar a votação, pela importância que eles tiveram no título europeu do Chelsea. Hoje é evidente que isso seria um grande absurdo, mas à época, foi uma possibilidade bem discutida.

Em suma, Vini foi o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24, mas para ele isso não basta. Ele precisa ter um desempenho incontestavelmente muito acima dos demais, o que não foi o caso. Agora, o Rodri passou bem longe de merecer a posição mais alta do Ranking, por melhor que ele seja.

Pedro P. Lima

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral