(Foto: Reprodução / Major League Soccer)
O atacante suíço, Xherdan Shaqiri, de 32 anos, anunciou a sua aposentadoria do futebol de seleções, nesta terça-feira, 16. O anúncio vem após a campanha da Suíça na Euro, em que a equipe caiu diante da Inglaterra nos pênaltis, nas quartas de final, e deixou o torneio sem nenhuma derrota.
"Sete torneios, muitos gols, 14 anos na seleção suíça e momentos inesquecíveis. É hora de dizer adeus à seleção nacional. Grandes lembranças permanecem e digo a todos vocês, obrigado!", disse o atleta em seu anúncio
Apesar de ter feito apenas dois jogos na última Euro, e só um como titular, Shaqiri está na história da seleção suíça. Ele é o único jogador do país a ter defendido a seleção em sete grandes torneios entre a Copa do Mundo de 2010 e a Euro 2024. Nestas competições ele disputou 23 partida, fez dez gols e deu quatro assistências.
Ele é o segundo jogador que mais vestiu a camisa da seleção suíça, tendo 125 partidas, cinco a menos que seu companheiro Granit Xhaka, e com 32 gols marcados é o quarto maior artilheiro da história da equipe. Contra a Escócia, na segunda rodada da fase de grupos da última Euro, ele marcou pela Suíça pela última vez.
Shaqiri tem passagens por Liverpool e Bayern de Munique e hoje é jogador do Chicago Fire, time que disputa a MLS, Major League Soccer, nos Estados Unidos.