(Foto: Grant Halverson / AFP)
O atacante Luis Suárez anunciou na noite desta segunda-feira, 2, a sua aposentadoria do futebol de seleções. A decisão foi comunicada ao público em entrevista coletiva no Estádio Centenário, em Montevidéu, que também será o palco da partida da seleção uruguaia na próxima sexta-feira, que será a última do atleta pela 'celeste'.
"É algo que vinha pensando, vinha analisando. Acho que é o momento indicado... será minha última partida pela seleção do meu país”, disse o atacante a respeito de sua decisão.
'Luisito' deixa a seleção uruguaia sendo o segundo jogador que por mais vezes vestiu esta camisa com 142 partidas, 19 jogos a menos que o zagueiro Diego Godín. E ao longo dos anos ele marcou 69 gols, o que o torna o maior artilheiro da história da 'celeste', e deu 39 assistências. Ele conquistou a Copa América de 2011, e foi parte da campanha de semifinal da equipe na Copa do Mundo de 2010, que foi o melhor resultado uruguaio na Copa desde 1970
Aos 27 anos, Suárez já é considerado um dos maiores jogadores uruguaios da história. Atuou por 16 anos no futebol europeu, com passagens marcantes por Liverpool e Atlético de Madri, mas viveu o auge da sua carreira no Barcelona, onde foi campeão da Champions League em 2015. No Brasil, teve uma passagem impactante pelo Grêmio na temporada de 2023, quando conduziu a equipe gaúcha ao vice-campeonato no Brasileirão. Ele foi o jogador com mais participações em gols daquela edição do torneio, tendo marcado 17 vezes além de onze assistências.
A seleção do Uruguai recebe o Paraguai na próxima sexta-feira, 6, às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu, depois viaja à Maturín, onde enfrenta a Venezuela, no Estádio Monumental, às 19h, no dia 10, uma terça-feira. Ambas partidas são válidas pelas Eliminatórias para a Copa de 2026. A equipe uruguaia está na segunda colocação com 13 pontos, dois atrás da líder Argentina.