Resto do Mundo

FIFA The Best: Messi ganha prêmio máximo pela oitava vez e seleção recebe prêmio

Seleção brasileira é honrada com prêmio de Fair Play, Ederson e Vini Jr. também são premiados

Por Pedro P. Lima
Publicado em 15/1/24 às 19:43h. | Última atualização em 15/1/24 às 19:46



(Foto: Andrew Boyers / Reuters)

A FIFA realizou nesta segunda-feira, 15, a cerimônia do "The Best" que elege os melhores da temporada. O evento deste ano ocorreu em Londres, na Inglaterra, e os prêmios foram referentes ao ano de 2023. Mais especificamente, entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto do ano passado. A maior honra da noite ficou com o capitão da seleção argentina, Lionel Messi, que foi eleito o melhor do mundo pela oitava vez. A seleção brasileira, por sua vez, foi outorgada com o "FIFA Fair Play". Individualmente, três brasileiros foram aclamados: Ederson foi eleito o melhor goleiro, Vini Jr. esteve na seleção do ano, enquanto Guilherme Madruga venceu o Prêmio Puskás de gol mais bonito.

Aos 36 anos, Messi foi eleito o melhor do mundo pela FIFA pela oitava vez. Ele já havia vencido o prêmio nos anos de 2009, 2019 e 2022, além de ter sido quatro vezes Bola de Ouro, quando o prêmio da revista francesa "Ballon D'Or" era unificado com o da entidade que rege o futebol mundial, nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2015. Vale lembrar que a Copa do Mundo de 2022, não foi considerada para a premiação, já que o corte de tempo se inicia um dia após a final do torneio.

A seleção brasileira principal masculina de futebol também foi lembrada e homenageada com o prêmio FIFA Fair Play, que premia o espírito esportivo de um atleta ou de um clube. A equipe foi aclamada como forma de reconhecimento pela luta anti-racista. Citando principalmente o amistoso realizado contra a seleção de Guiné, em junho do ano passado. A partida ocorreu dias após Vini Jr. sofrer racismo na Espanha. Como forma de protesto, o time entrou em campo e jogou o primeiro tempo com um uniforme preto, algo sem precedentes na história da seleção. Além disso, todos os jogadores se ajoelharam depois do apito inicial. O Brasil venceu aquele jogo por 4 a 1.


(Foto: Pau Barrena / AFP)

Para representar a seleção, grandes nomes da história do futebol brasileiro subiram ao palco para aceitar a honraria. Foram: Roberto Carlos, Júlio César, Roque Jr., Ronaldo, Belletti e Cafu. Coube ao capitão do penta fazer o discurso de aceitação em nome da seleção.

O goleiro, Ederson, também foi aclamado na cerimônia. Pela primeira vez em sua carreira foi eleito o melhor jogador do mundo na posição, desbancando Courtois, da seleção belga, e o marroquino Bono. Em 2023, Ederson ganhou espaço na seleção brasileira e foi titular em seis dos nove jogos da equipe em 2023, sendo que nas três partidas que ele não atuou ele estava lesionado. Além disso, no ano passado ele foi campeão da Champions League pelo Manchester City.

Na seleção do ano, só um brasileiro foi escolhido. Vini Jr., do Real Madrid, foi lembrado entre os melhores atacantes do planeta para a premiação. A equipe ficou montada da seguinte forma: Courtois (Bélgica); Walker (Inglaterra), Ruben Dias (Portugal) e Stones (Inglaterra); Bernardo Silva (Portugal), De Bruyne (Bélgica) e Bellingham (Inglaterra); Messi (Argentina), Haaland (Noruega), Mbappé (França) e Vini Jr. (Brasil).

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral