(Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images)
O meio-campista do Real Madrid, Brahim Díaz, foi convocado pela seleção do Marrocos para os amistosos da próxima data FIFA que tem início no dia 18 de março. O jogador de 24 anos é natural da Espanha, nasceu em Málaga, sendo filho de pai marroquino. Sendo assim, pelas regras da entidade que rege o futebol mundial, ele pode escolher por qual das duas seleções ele quer atuar.
A oficialização da segunda nacionalidade, ocorreu nesta quarta-feira, 13, com o anúncio da convocação do técnico Walid Regragui. Brahim já havia sido cogitado para defender a equipe marroquina na última Copa Africana de Nações, que foi disputada no início deste ano, mas acabou não entrando para a lista. Desde então, especulações vêm sendo feitas a respeito de qual seleção ele defenderia.
No regulamento da FIFA, o jogador perde o direito de escolher uma segunda nacionalidade ao entrar em campo em uma partida oficial por uma seleção. O jogador atuou pela Espanha em categorias de base, tendo disputado inclusive a Eurocopa Sub-21, três anos atrás. No mesmo ano, ele jogou uma partida amistosa contra a Lituânia, e chegou a marcar um gol. Ainda em 2021, ele foi convocado para dois jogos de Eliminatórias para a Copa do Mundo, contra Suécia e Grécia, mas ficou no banco de reservas. Se ele tivesse entrado em campo nessas partidas, não poderia mais jogar pelo Marrocos.
A seleção marroquina entra em campo no dia 22 de março, para enfrentar a Angola, e quatro dias depois enfrenta a equipe de Mauritânia. Ambas partidas são amistosas, e serão jogadas em Agadir. A Espanha por sua vez enfrenta a Colômbia e a seleção brasileira na próxima data FIFA, e a convocação do técnico Luis de la Fuente anuncia a convocação na próxima sexta-feira, 15, às 7h30 da manhã (horário de Brasília)