(Foto: Agustin Marcarian / AFP)
O zagueiro Robert Arboleda ficou de fora da lista do Equador para a Copa América. O jogador de 32 anos é titular da equipe, mas está de fora do torneio por motivos disciplinares.
Durante a última data FIFA, no dia 22 de março, Arboleda foi flagrado em uma boate em Nova Iorque, ao lado de Gonzalo Plata, jogador do Al-Sadd, e a jovem promessa do Independiente del Valle Kendry Paez, de 17 anos (16 à época). O incidente ocorreu um dia antes da seleção do Equador enfrentar a Itália, e perder por 2 a 0.
A Federação Equatoriana se posicionou por meio de uma nota oficial dizendo que os acontecimentos iam de encontro aos princípios e valores da entidade, e que isto seria "motivo de análise para futuras convocações". Arboleda, por sua vez, ironizou a situação em suas redes sociais: "A partir de agora, nos meus dias de folga, vou começar a ler a Bíblia, porque nem sequer posso me divertir", disse o zagueiro do São Paulo em seu Instagram.
Dos três jogadores envolvidos no cocorrido, apenas Kendry Paez está no plantel que disputa dois amistosos agora em junho, além da Copa América.
A seleção do Equador enfrenta a Argentina no dia 9 de junho, às 19h (horário de Brasília), no Soldier Field, em Chicago. Depois viaja a Connecticut, para enfrentar Honduras, no dia 16, às 16h30, em Rentschler Field. Ambas partidas são amistosas. A equipe estreia na Copa América enfrentando a Venezuela no dia 22, às 19h, no Levi's Stadium. A partida é válida pelo grupo B, que também tem México e Jamaica.