(Foto: Vitor Silva/CBF)
As escalações de Brasil e Uruguai foram confirmadas para o confronto de logo mais pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A partida se inicia às 21h (Brasília), no estádio Centenário em Montevidéu, capital do Uruguai.
O Brasil está escalado com:
Ederson; Yan Couto, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; Casemiro (C) e Bruno Guimarães; Rodrygo, Neymar e Vini Jr.; e Gabriel Jesus
O técnico Fernando Diniz promoveu três mudanças no time titular em relação ao empate contra a Venezuela. Yan Couto assume a vaga de Danilo, cortado por lesão, além das entradas de Carlos Augusto, estreando na seleção principal, na vaga de Guilherme Arana e Richarlison é substituído por Gabriel Jesus no comando do ataque.
O Brasil defende uma invencibilidade histórica em relação ao Uruguai, a última vitória celeste foi em 2001 também pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo e no estádio Centenário. Na ocasião a vitória foi por 1 a 0, gol de Magallanes de pênalti, marcou a estreia de Luiz Felipe Scolari no comando da seleção. Desde então foram 12 jogos, com nove vitórias e três empates. O último confronto entre os dois países foi uma vitória por 4 a 1 em outubro de 2021.
A vitória da seleção colocaria o Brasil na liderança das Eliminatórias, porém, dependendo de um tropeço da Argentina contra o Peru, partida que começa às 23h (Brasília) em Lima.
Neymar, Bruno Guimarães, Richarlison e André estão pendurados, e se tomarem cartão serão desfalque para os jogos contra Colômbia e Argentina em novembro.
URUGUAI
A seleção uruguaia sob comando do argentino Marcelo Bielsa foi escalada da seguinte forma:
Rochet; Nández, Araújo, Cáceres e Oliveira; Ugarte, Valverde (C) e De La Cruz; Pellistri, Darwin Núñez e Maxi Araújo.
O Uruguai tenta encontrar regularidade na competição, após ter uma vitória, um empate e uma derrota no início das Eliminatórias. Uma vitória hoje colocaria o Uruguai empatado em pontos com a seleção brasileira, e dependendo do resultado entre Colômbia e Equador, poderia se estabilizar na terceira posição.
Marcelo Bielsa assumiu a seleção do Uruguai após a eliminação precoce na Copa do Mundo, quando foi eliminada na fase de grupos. Desde então foram cinco partidas com três vitórias sob o comando de Bielsa.
De la Cruz, Mathías Olivera, Cáceres, Valverde e Ugarte estão pendurados e podem ficar de fora dos jogos contra Argentina e Bolívia em novembro.
ARBITRAGEM
A arbitragem será composta inteiramente por venezuelanos. O árbitro principal será Alexis Herrera, e os assistentes Alberto Ponte e Antoni García. No VAR, Juan Soto é o principal.