
(Foto: Alex Pantling/Getty Images)
Ele veio! A CBF anunciou oficialmente na manhã desta segunda-feira, 12, a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti para o comando da seleção brasileira. O treinador chega com contrato até o final da Copa de 2026 e já estará à beira do campo na próxima data FIFA, no início de junho.
Com a saída de Dorival Jr. no final de março, após a goleada sofrida por 4 a 1 na Argentina, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, retomou contatos com o italiano que já era de seu desejo desde a saída de Tite em 2023. Desde o início dos contatos, Ancelotti sinalizou interesse em comandar a seleção, mas sempre deixando claro que não gostaria de se indispor com seu clube, o Real Madrid. O clube espanhol decidiu não contar com o técnico para a próxima temporada, mesmo tendo contrato por mais um ano, o que facilitou a vinda. O grande entrave da negociação vinha sendo a pressa da CBF, já que o Brasil volta a campo no início de junho, e a entidade fazia questão de já contar com um novo treinador.
Carlo Ancelotti irá começar efetivamente seu trabalho na CBF no dia 26 de maio, no entanto, a lista de convocados para os próximos jogos precisa ser enviada à FIFA até o final desta semana. O treinador irá se reunir com o coordenador executivo de futebol da entidade, Rodrigo Caetano, e o diretor técnico, o ex-zagueiro Juan, para elaborar uma lista larga de convocados e comunicar os clubes, e mais pra frente haverá a definição dos 23 nomes para as próximas partidas.
O desejo de contar com Carlo Ancelotti na seleção brasileira já é antigo e existe desde a saída de Tite ao final da última Copa do Mundo. O presidente Ednaldo definiu que o italiano era o nome ideal para estar à frente da equipe. Ele chegou a declarar publicamente que tinha um acordo com o treinador, anunciando inclusive que ele assumiria o cargo às vésperas da Copa América de 2024. Entretanto, em meio ao caos político da CBF, em que o mandatário chegou a ser destituído do cargo, o Real Madrid renovou o vínculo com 'Carletto' e frustrou os planos da entidade.
Ancelotti fará sua estreia no dia 5 de junho quando o Brasil enfrenta o Equador em Guaiaquil, às 20h, e depois recebe o Paraguai na Neo Química Arena, em São Paulo, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A seleção está na quarta colocação, com 21 pontos, seis a frente da Venezuela, a primeira equipe sem vaga direta para o torneio.
QUEM É CARLO ANCELOTTI?
Carlo Ancelotti é um treinador e ex-jogador italiano de 65 anos de idade, com uma carreira em ambos os âmbitos muito vitoriosa. Como jogador, Ancelotti era um meia central e que teve grandes passagens por clubes como a Roma e Milan, sendo o time de Milão, o clube onde ele ganhou todos os seus títulos, como duas UEFA Champions League e quatro campeonatos italianos, além de outros títulos. Ele aposentou as chuteiras em 1992, em um amistoso contra a própria seleção brasileira.
A sua carreira fora dos campos começou como auxiliar técnico da seleção italiana, com uma participação na Copa do Mundo de 1994, onde encerrou como vice campeão, perdendo a final nos pênaltis para o Brasil.
Como técnico principal, iniciou a carreira no Reggiana, um pequeno clube na Itália, e após isso criou uma carreira extremamente vitoriosa, sendo um dos técnicos que mais vezes foi campeão na história, com passagens marcantes em clubes como Real Madrid, Milan, Chelsea, Bayern Munchen, Paris Saint-Germain, etc., graças as passagens por esses clubes citados, Ancelotti se tornou o primeiro e único até então a conquistar a liga nacional das cinco principais ligas europeias (Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França).
É destacado também na sua carreira o número de conquistas da UEFA Champions League como treinador, sendo vencedor em cinco oportunidades (três com o Real Madrid e duas com o Milan), sendo o treinador mais vezes campeão da competição. No total, Carlo Ancelotti acumula trinta títulos ao longo dos seus 30 anos de carreira como treinador principal.