
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi reeleito para mais quatro anos a frente da entidade. As eleições foram realizadas na manhã desta segunda-feira, 24, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O pleito teve candidatura única.
No final de 2024, Ronaldo declarou publicamente seu interesse em concorrer à presidência da entidade, entretanto ele desistiu após falta de apoio das federações. Apenas o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, se reuniu com o camisa 9 do penta. Dentre as outras 26 entidades, 23 disseram “não” e as outras três sequer responderam.
Em novembro do ano passado, as federações estaduais aprovaram por unanimidade uma mudança estatutária que permite que o presidente da entidade seja reeleito por até duas vezes. Ednaldo assumiu o cargo interinamente em 2021 após o afastamento de Rogério Caboclo (o então detentor do cargo) por denúncias de assédio, e foi eleito definitivamente em 2022, com quatro anos de mandato. Ele pode ficar à frente da entidade até 2034.
A eleição ocorre na véspera de Brasil e Argentina pelas Eliminatórias para a Copa. Diferente do habitual, o presidente Ednaldo não esteve junto à delegação durante a maior parte desta data FIFA.