(Foto: Silvio Avila/EFE)
Antony foi cortado da lista de convocados para as primeiras rodadas de Eliminatórias. A desconvocação ocorreu após novas evidências sobre o caso de violência doméstica envolvendo o jogador virem a público. Para o seu lugar, Fernando Diniz chamou Gabriel Jesus, atacante do Arsenal.
A CBF publicou uma nota oficial em seu site e em suas redes sociais comunicando a desconvocação do jogador. A entidade diz:
"Em função dos fatos que vieram a público nesta segunda-feira (04/09), envolvendo o atacante Antony, do Manchester United, e que precisam ser apurados, e a fim de preservar a suposta vítima, o jogador, a Seleção Brasileira e a CBF, a entidade informa que o atleta está desconvocado da Seleção Brasileira."
Para o seu lugar, o técnico Fernando Diniz chamou Gabriel Jesus, que estava pré-selecionado em uma lista de 36 jogadores, enviada à FIFA."
De acordo com Rodrigo Mattos, do UOL, após o ocorrido, o presidente Ednaldo Rodrigues pediu ao treinador Fernando Diniz que passasse um "pente fino" na próxima lista de selecionáveis para identificar possíveis problemas. Só nesta lista, dois jogadores foram cortados por terem investigações em andamento: Lucas Paquetá e agora Antony.
Seu substituto, Gabriel Jesus, tem 59 partidas pela seleção brasileira, somando 19 gols marcados e treze assistências. Foi titular na Copa de 2018, apesar de não ter marcado nenhum gol, e é o terceiro maior artilheiro da seleção brasileira na era Tite. Esta é sua primeira convocação após a Copa de 2022.