A Data FIFA de setembro acabou na última terça-feira, 12, e claro que essas partidas costumam empolgar algumas torcidas, como ao mesmo tempo, algumas tendem a ficar mais receosas com os resultados. Pensando nisso, trouxe uma análise de quais seleções estão “quentes” e quais deixaram cair a temperatura. Estarão destacadas, tanto positivamente quanto negativamente, três seleções.
Importante: as seleções avaliadas serão as que participaram da última Copa do Mundo e que estão no Top 50 do último ranking da FIFA, divulgado no dia 20 de julho de 2023.
Saldo Positivo
Portugal
(Foto: Divulgação / Portugal)
A seleção portuguesa está vivendo desde a Copa no Catar um período importante de transição. Depois de mais de 8 anos e 109 partidas, a seleção verde-grená tem uma nova comissão técnica, liderada pelo espanhol Roberto Martínez, técnico que comandou o “auge” da “nova” geração belga.
Desde sua chegada ao comando, foram seis vitórias em seis jogos, 24 gols marcados e nenhum sofrido. Todas essas partidas válidas pelas eliminatórias da Eurocopa, competição essa que na última edição, o próprio Roberto Martínez eliminou a então campeã, Portugal, nas oitavas de final.
Claro que nenhum dos adversários até o momento são seleções de “alto calibre”, sendo com base no ranking FIFA, a Eslováquia (47º) foi o confronto mais “requintado”. Porém, essa tranquilidade é muito importante para a seleção portuguesa, um país que se acostumou nos últimos anos, com a irregularidade sob o comando de Fernando Santos. Lembre-se que recentemente, correu altos riscos tanto para se classificar para a Euro quanto para a Copa do Mundo de 2022.
Outro ponto positivo deste momento em Portugal, é a menor dependência de Cristiano Ronaldo. Nessas seis partidas, apenas em UMA, contra a Islândia, que seu capitão foi primordial. Na vitória de 1 a 0 contra os “vikings”, Cristiano fez o gol derradeiro aos 89 minutos da partida.
Menção honrosa para a maior vitória da história de Portugal, um 9 a 0 contra Luxemburgo, que vale ressaltar, faz a melhor campanha para a Euro de sua história, quatro vitórias e duas derrotas (ambas para Portugal).
Partidas na Data FIFA de Setembro de 2023:
- Vitória de 1 a 0 contra Eslováquia (Fora de Casa) - Eliminatórias da Euro
- Vitória de 9 a 0 contra Luxemburgo (Casa) - Eliminatórias da Euro
Argentina
(Foto: Leonardo Fernandez/Getty Images)
O que falar da atual campeã mundial? A seleção argentina demonstra claramente, estar jogando de forma “mais leve”, desde os tempos de Maradona. Um time seguro defensivamente, comseguindo tirar o máximo de um craque histórico, em sintonia com a torcida e até mesmo desempenhar um bom futebol em plena altitude (sem Lionel Messi).
Duas vitórias no pontapé das eliminatórias para a Copa de 2026. Uma vitória em casa contra uma boa seleção do Equador, onde pouco sofreu na defesa e pressionou no ataque. Na segunda, uma boa atuação contra a Bolívia em La Paz, apesar da seleção boliviana possivelmente ser a principal candidata para a última colocação, é uma situação de partida que historicamente os “Hermanos” costumam ter problemas, ainda mais sem o Messi, poupado por fadiga.
O trabalho de Lionel Scaloni pode ser considerado, possivelmente, uma das melhores escolhas “surpreendentes” da história do futebol. Assumiu uma seleção extremamente pressionada, vindo de uma péssima Copa e que perigou ficar de fora do Mundial. Primeira experiência como treinador de uma equipe profissional e em cinco anos e 62 partidas, conseguiu tirar o país de uma fila de 28 anos sem títulos (Copa América de 2021) em pleno Maracanã, venceu um título “inédito” (Finalíssima 2022) e consagrou a carreira de Lionel Messi, comandando à um título de Copa do Mundo após 36 anos. Claro que a equipe ainda é muito dependente de seu camisa 10 e de Dí Maria, sendo que ambos já ultrapassam os 35 anos.
Sem dúvidas o confronto contra a seleção brasileira em novembro em pleno Brasil, será o grande teste pós-copa da Argentina, mas até lá é difícil pensar que os agora tricampeões, podem abaixar o nível, principalmente no emocional.
Partidas na Data FIFA de Setembro de 2023:
- Vitória de 1 a 0 contra Equador (Casa) - Eliminatórias para Copa do Mundo (CONMEBOL)
- Vitória de 3 a 0 contra Bolívia (Fora de Casa) - Eliminatórias para Copa do Mundo (CONMEBOL)
Japão
(Foto: Divulgação / Japão)
Dos mais “quentes”, é o único que não disputou uma competição oficial nesta Data FIFA de setembro, porém, não deixa de mostrar uma clara evolução e empolgação desde a excelente Copa do Mundo no Catar.
Após ser uma das principais surpresas do último mundial, alcançando as oitavas de final e sendo eliminado apenas nos pênaltis para Croácia, porém, chegando como líder de um grupo com Alemanha e Espanha, os japoneses podem estar provando que aqueles resultados não eram apenas um mês “iluminado”.
Nesta Data FIFA, o Japão aplicou um sonoro 4 a 1 na seleção da Alemanha, em pleno território germânico. E quem assistiu à partida, viu uma seleção japonesa finalizar 11 vezes dos 14 chutes no gol, sendo que apenas um dos gols partiu de contra-ataque.
E não ficou apenas nessa enorme vitória contra a Alemanha, o Japão também aplicou um 4 a 2 na Turquia, que conta com nomes estabilizados na Europa e que costuma ser uma “pedra no sapato” das grandes seleções na Europa.
A seleção da “Terra do Sol Nascente”, além de ser uma equipe muito dedicada taticamente, vai utilizandk de forma eficiente, os “talentos” que estão se firmando nas grandes ligas da Europa, exemplos como Mitoma, Kubo, Tomiyasu e cia.
É sempre interessante mencionar que a Federação Japonesa de Futebol tem como objetivo o título da Copa do Mundo até 2050. Apesar de ainda parecer um sonho distante, no último mundial, foi a edição com o maior número de jogadores japoneses que atuam na Europa, algo até então de menor expressão. No Catar, apenas 7 dos 26 jogadores atuavam fora do continente europeu. Essa experiência dos jogadores em torneios mais competitivos tem dado bons frutos para os japoneses.
O foco no momento do Japão é a preparação para a Copa da Ásia, que será disputada no Catar entre janeiro e fevereiro de 2024. Os japoneses são os maiores vencedores da competição com quatro títulos, porém não são campeões desde 2011 e foram os últimos vice-campeões na edição de 2019, perdendo a final para o Catar.
Partidas na Data FIFA de Setembro de 2023:
- Vitória de 4 a 1 contra Alemanha (Alemanha) - Amistoso Internacional
- Vitória de 4 a 2 contra Turquia (Bélgica) - Amistoso Internacional
Saldo Negativo
Alemanha
(Foto: Icon Sport)
Para começar os que deixaram uma imagem negativa nesta Data FIFA, não tem como não mencionar a Alemanha, que possivelmente é a seleção "importante" mais bagunçada no momento. Vamos à alguns fatos que levaram até esse momento conturbado:
- Duas eliminações seguidas na fase de grupos da Copa do Mundo;
- Permanência de Joachim Löw no comando técnico após a Copa de 2018, mesmo já aparentando sinais de um trabalho desgastado desde a Euro de 2016;
- Por conta da saída tardia de Löw, ciclo para a Copa de 2022 foi mais curto para Hansi Flick.
Apesar do trabalho de Flick ter iniciado de forma empolgante, com oito vitórias consecutivas, ele demonstrou algumas deficiências em jogos “grandes”, sendo que a única vitória contra uma seleção competitiva foi contra a Itália, onde venceu por 5 a 2.
Por conta do pouco tempo de trabalho, o time da Alemanha não mostrava uma filosofia clara, algo que foi notável nos anos vitoriosos de Joachim Löw que resultaram em um título mundial em 2014, com vitórias históricas sobre Portugal e Brasil.
Com a eliminação precoce no Catar, em um grupo que na teoria não ofereceria tantos problemas, a pressão sobre Hansi Flick já estava em um nível muito alto, e a sequência cinco partidas consecutivas sem vitória, onde estão incluídas derrotas para Colômbia (2 a 0) e Japão (4 a 1) em casa e um empate nos últimos minutos contra Ucrânia também na Alemanha.
Agora após a demissão de Hansi Flick, o futuro da seleção tetracampeã parece incerto, mesmo após a vitória contra a França com Rudi Völler como interino e que não permanecerá no cargo. Rumores indicam um possível interesse em Julian Nagelsmann para o cargo principal, ex-técnico do Bayern München, que possui dúvidas sobre a relação com um dos líderes da seleção, Manuel Neuer.
Os tempos não serão fáceis até a Euro de 2024, que será disputada na própria Alemanha, e que buscará nesta edição, quebrar a seca da competição. Título não é conquistado desde 1996, já sendo a maior seca da Alemanha na competição (venceu também em 1972 e 1980).
Partidas na Data FIFA de Setembro de 2023:
- Derrota de 4 a 1 contra Japão (Alemanha) - Amistoso Internacional
- Vitória de 2 a 1 contra França (Alemanha) - Amistoso Internacional
França
(Foto: Divulgação / DFB)
Sim, a atual vice-campeã mundial e finalista nas duas últimas edições da Copa, tem encontrado muita instabilidade para quem é considerada uma das melhores seleções da geração.
Entretanto, a instabilidade não aparece nos resultados, já que os franceses estão com 100% de aproveitamento nas eliminatórias para a Euro, e sim na irregularidade de desempenho nas partidas.
Os “Le Bleus” passam a sensação para quem assiste as partidas, de que eles sabem da qualidade deles e que a qualquer momento podem vencer a partida. Acontece que na maioria dos casos eles sofrem além do esperado e em algumas situações acabam não tendo tempo de solucionar. Esse sentimento ficou mais aparente na Nations League, onde brigaram para não cair, e só não ocorreu de fato a queda por combinação de resultados (a França perdeu a última rodada de 2 a 0 para a Dinamarca).
Na própria Copa do Mundo, onde eles foram protagonistas, o desempenho em campo deixou bastante a desejar em muitas partidas, perdendo até mesmo para a Tunísia na fase de grupos. Venceram jogos apertados contra Inglaterra e Marrocos. Seu baixo desempenho também esteve presente em boa parte da final contra a Argentina, onde mesmo o grande jogo de Mbappé não foi o suficiente para levar o bicampeonato consecutivo.
Aos poucos o time também aparenta ficar dependente do talento de Kylian, sem variações táticas, e quando sua estrela não consegue tanta liberdade para criar, os jogos costumam ficar mais duros. Após a Copa, a França sofreu para vencer a Grécia e Irlanda, porém, no mesmo recorte pós-mundial, ela goleou a Holanda (4 a 0) e perdeu um amistoso para uma caótica Alemanha (1 a 2), mostrando uma clara instabilidade de desempenho.
A continuidade do trabalho de Deschamps só poderá de fato ser avaliado se chegou ao “teto” no Catar, durante a Euro de 2024, onde os franceses chegarão como o grande favorito ao título, mesmo após o fracasso na edição de 2020/21 e na última Nations League, onde eram até então os detentores do título.
Partidas na Data FIFA de Setembro de 2023:
- Vitória de 2 a 0 contra Irlanda (Casa) - Eliminatórias da Euro
- Derrota de 2 a 1 contra Alemanha (Alemanha) - Amistoso Internacional
Polônia
(Foto: Christian Charisius/dpa)
Imagina você ter jogadores consolidados nas grandes ligas e entre eles, ter um dos melhores centroavantes do século XXI, mas ao mesmo tempo não consegue estabelecer uma filosofia de trabalho e desperdiçando uma boa safra de jogadores, que para muitos é a melhor da história do seu pais.
É exatamente o que a Polônia faz com a sua seleção, com trocas recorrentes de trabalhos e ideias táticas. E Fernando Santos foi o terceiro técnico no comando da seleção polonesa em um recorte de NOVE meses e durou apenas seis partidas com 50% de aproveitamento. Paulo Sousa escolheu deixar a seleção semanas antes da Copa para assumir o Flamengo e Czeslaw Michniewicz fosse preterido por Fernando Santos, mesmo após levar a Polônia para as oitavas de finais da Copa do Mundo depois de um hiato de 36 anos, apesar do desempenho em campo não ser dos melhores para valer a classificação.
Essa alta troca de comando pode resultar em uma ausência na Euro de 2024, onde a Polônia está em um grupo que apenas uma das outras quatro seleções já disputou uma Copa do Mundo (República Tcheca, 2006). Claro que a Polônia depende só dela para se classificar, mas o desempenho mostrado até o momento não é muito confiável. Além de não possuir taticamente a capacidade de extrair o melhor de Lewandowski, na derrota para a Albânia, nesta Data FIFA recente, o maior artilheiro da história da seleção da Polônia tocou apenas 31 vezes na bola. Para efeito de comparação, quatro dos cinco jogadores de meio-campo da Polônia tocaram mais vezes na bola, sendo que três desses tocaram no mínimo 20 vezes a mais na bola.
A defesa também não passa a segurança, principalmente nos jogos fora de casa. Mesmo tendo um ótimo goleiro como Szczesny, da Juventus, a Polônia levou dois ou mais gols fora de casa, incluindo uma virada para a Moldávia (164º), onde estava vencendo por 2 a 0 até o intervalo, e levou a virada no segundo tempo.
Ainda não se sabe quem virá para comandar a seleção, porém a pressão de não deixar a sequência de quatro edições consecutivas estando presente na Euro seja interrompida já está instaurada.
Partidas na Data FIFA de Setembro de 2023:
- Vitória de 2 a 0 contra Ilhas Faroé (Casa) - Eliminatórias da Euro
- Derrota de 2 a 0 contra Albânia (Fora de Casa) - Eliminatórias da Euro
Claro que apenas uma Data FIFA não é a resposta definitiva para o ciclo inteiro, porém alguns sinais positivos ou negativos podem ser percebidos, e a sua correção o quanto antes pode ser o melhor a fazer.
Menções honrosas positivas: Brasil, Albânia e Espanha
Menções honrosas negativas: Paraguai, Itália e Eslováquia