(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A seleção brasileira goleou o Peru por 4 a 0 na última terça-feira, 15, no Estádio Mané Garrincha em Brasília, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Os gols foram marcados por Raphinha, que converteu duas cobranças de pênalti, Andreas Pereira e Luiz Henrique. Com o placar, a seleção se mantém na quarta posição do chaveamento, mas empata em pontos com a equipe do Uruguai, que fica a frente por ter um gol a mais de saldo.
O Brasil teve total controle do jogo, não foi ameaçada em momento algum. Ainda assim, no início da partida, a seleção teve dificuldades de levar perigo ao gol do Peru, que estava totalmente postado no campo de defesa. Aos 33 minutos, Gerson lançou Igor Jesus na área, o centroavante do Botafogo tentou o drible com a bola ainda no ar mas ela bateu na mão de Zambrano. Inicialmente o árbitro Esteban Ostojich não marcou nada, indicou que a bola tinha batido no peito, mas após três minutos o árbitro de vídeo recomendou a revisão e o pênalti foi marcado. Raphinha foi para a bola e converteu.
Logo no início da segunda etapa, o Peru cedeu um contra-ataque para a equipe brasileira. Em velocidade, Raphinha encontrou Savinho dentro da área, ele corta pra dentro, Zambrano atinge o tornozelo do atacante do City e o juiz marca o pênalti, desta vez ainda no campo de jogo. Mais uma vez o camisa 11 da seleção pegou a bola e marcou o segundo gol.
O Brasil continuou sendo perigoso, mas sem tantas grandes chances. Aos 24 do segundo tempo, o técnico da seleção brasileira, Dorival Jr., fez duas alterações que mudaram a partida. Luiz Henrique e Andreas Pereira substituíram Savinho e Rodrygo, e em menos de cinco minutos, ambos marcaram gols. Primeiro, Luiz Henrique conseguiu uma arrancada pela direita, ele cruza para a área e a bola encontra Andreas que acerta um belo voleio e marca um golaço. E logo em seguida, o atacante do Botafogo recebeu a bola após desarme de seu companheiro, Igor Jesus, ele ajeita para a perna esquerda, e bate no canto direito do mal posicionado goleiro Gallese. Este gol deu números finais ao placar.
A seleção brasileira encerra esta data FIFA com 100% de aproveitamento, algo que não acontecia desde as primeiras rodadas das Eliminatórias, quando o Brasil venceu Bolívia e Peru, sob o comando de Fernando Diniz, em setembro do ano passado.
A seleção volta a campo em novembro para mais dois jogos de Eliminatórias, os últimos de 2024, quando enfrenta a Venezuela fora de casa, depois recebe o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador.