Seleção Brasileira

Vini Jr. é eleito melhor jogador do mundo pela FIFA

Além do prêmio de melhor da temporada, outros quatro brasileiros foram agraciados na premiação

Por Pedro P. Lima
Publicado em 17/12/24 às 16:15h. | Última atualização em 17/12/24 às 16:15



(Foto: Reprodução / Vini Jr.)

Após 17 anos o Brasil volta a ter um jogador eleito o melhor do mundo. Nesta terça-feira, 17, a FIFA realizou a cerimônia de entrega do Prêmio The Best, que elege os melhores jogadores e jogadoras da temporada. O evento ocorreu em Doha, no Catar, e o prêmio máximo da noite foi entregue a Vini Jr.. Além do craque do Real Madrid, outros quatro brasileiros foram agraciados na cerimônia.

Vini foi eleito o melhor jogador da temporada 2023/24, em que ele foi campeão da Champions League com o Real Madrid, além de ser eleito o melhor da competição. Em seu discurso, o camisa 7 ressaltou suas origens em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, além de agradecer seu clube formador: o Flamengo.

“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo.”, disse o melhor jogador do mundo.

A premiação da FIFA vem após toda a polêmica envolvendo a entrega do Ballon d’Or, a Bola de Ouro, há dois meses. Na cerimônia da revista francesa, Rodri, do Manchester City, foi eleito o melhor da temporada. Esta decisão gerou revolta entre fãs do esporte, alguns foram protestar no local do evento, e o próprio Real Madrid não enviou nenhum representante à França. 

A última vez que um brasileiro recebeu o prêmio de melhor jogador da temporada havia sido em 2007, quando Kaká, na época jogador do Milan, recebeu o prêmio.

Além do camisa 7 da seleção, outros quatro brasileiros foram premiados pela FIFA. Marta, do Orlando Pride, recebeu o Prêmio Marta (que é nomeado em homenagem à ‘Rainha’) de gol mais bonito da temporada no futebol feminino. O gol em questão foi marcado em junho, em um amistoso, a vitória por 4 a 0 contra a Jamaica. Outra jogadora da seleção que foi lembrada na premiação foi Gabi Portilho, do Corinthians, que marcou presença na seleção ideal da temporada.

Thiago Maia, volante do Internacional, foi homenageado com o Prêmio FIFA Fair Play, pelo trabalho humanitário durante a tragédia climática que acometeu o Rio Grande do Sul no início do ano. Vídeos do atleta salvando pessoas ilhadas em enchentes viralizaram nas redes sociais, e a entidade que rege o futebol mundial o agraciou com este prêmio.

Além dos atletas, o vascaíno Guilherme Gandra, o Gui, ganhou o prêmio de Torcedor do Ano. Gui sofre de uma doença rara chamada epidermólise bolhosa, e em 2023, a mãe dele gravou um vídeo após o filho passar 16 dias em coma induzido. Desde 2023, o menino é torcedor símbolo do Vasco da Gama, e agora recebe um reconhecimento da FIFA.

Confira todos os ganhadores:

  • Melhor jogador do mundo: Vini Jr., Real Madrid (BRA)
  • Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí, Barcelona (ESP)
  • Melhor treinador do futebol masculino: Carlo Ancelotti; Real Madrid (ITA)
  • Melhor goleiro: Emiliano Martínez, Aston Villa (ARG)
  • Prêmio Puskas (Gol mais bonito): Alejandro Garnacho, Manchester United (ARG)
  • Prêmio Marta (Gol mais bonito): Marta, Orlando Pride (BRA)
  • Melhor goleira: Alyssa Naeher, Chicago Red Stars (EUA)
  • Melhor treinador(a) do futebol feminino: Emma Hayes, Seleção dos Estados Unidos (EUA)
  • Prêmio FIFA Fair Play: Thiago Maia, Internacional (BRA)
  • Torcedor do ano: Gui, torcedor do Vasco da Gama
     

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral