Seleção Brasileira

Paraguai vence em Assunção e amplia crise na seleção brasileira

Partida marcou a primeira derrota de Dorival Jr. no comando da equipe

Por Pedro P. Lima
Publicado em 10/9/24 às 23:43h. | Última atualização em 10/9/24 às 23:43



(Foto: José Bogado / AFP)

A seleção brasileira perdeu para o Paraguai, por 1 a 0, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, em partida válida pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A equipe da casa marcou o gol da vitória aos 20 minutos do primeiro tempo, com um belo gol de fora da área de Diego Gómez. 

Os primeiros minutos de jogo tiveram o roteiro que se imaginava: a seleção brasileira tendo o controle do jogo e o Paraguai se defendendo e buscando encaixar o contra-ataque. Aos 20 do primeiro tempo, o time da casa se aproveitou do espaço na entrada da área do Brasil para abrir o placar. Diego Gómez, recebeu a bola, cortou Bruno Guimarães e bateu cruzado com a parte externa do pé direito. A bola ainda toca na trave, sem chances para Alisson. Com a desvantagem no placar, a seleção perdeu o controle da partida, e não conseguiu levar perigo à meta adversária durante a primeira etapa.

No intervalo, Dorival Jr. fez duas mudanças, sacou Bruno Guimarães e Endrick, e colocou Luiz Henrique e João Pedro. As mudanças surtiram efeito, e o Brasil teve seu melhor momento no início do segundo tempo. Criou duas boas chances, primeiro com Rodrygo e depois em uma jogada com os dois jogadores que entraram, mas com o passar do tempo, a seleção paraguaia conseguiu conter o ímpeto brasileiro, parou de ser ameaçada, e segurou o resultado até o final.

Esta derrota foi a primeira de Dorival Jr. desde a sua chegada no comando da equipe. Mesmo com a eliminação da Copa América, o Brasil não tinha sido derrotado em 90 minutos. Eram nove partidas, quatro vitórias e cinco empates.

O Brasil volta a campo em outubro, no dia 10, quinta-feira, quando enfrenta o Chile fora de casa, depois recebe o seleção do Peru no dia 15, no Estádio Mané Garrincha. A seleção está na quinta posição das Eliminatórias, com dez pontos, um ponto a frente da Bolívia, que é a primeira equipe fora da zona de classificação para a Copa de 2026.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral