Seleção Brasileira

FIFA declara apoio a Ednaldo Rodrigues após visita à CBF

Reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, quando o diretor jurídico da FIFA, Emílio Garcia foi à sede da entidade

Por Pedro P. Lima
Publicado em 8/1/24 às 20:18h. | Última atualização em 8/1/24 às 20:44



(Foto: Fabio Souza / CBF)

O diretor de assuntos jurídicos da FIFA, Emílio Garcia, fez uma visita à sede da CBF na manhã desta segunda-feira, 8. Ele veio acompanhado do gerente jurídico da Conmebol, Rodrigo Aguirre, e se reuniu com o presidente, Ednaldo Rodrigues, o diretor de Governança e Conformidade da confederação, Hélio Menezes, e o secretário-geral da entidade, Alcino Rocha. Após a reunião, a possibilidade do Brasil ser excluído de competições internacionais ou ser punido de alguma outra forma foi descartada.

Após a reunião, Garcia, o representante da FIFA, declarou apoio a Ednaldo:

"A Fifa veio aqui para poder garantir a independência da CBF e o cumprimento dos estatutos da Fifa e da Conmebol. Ficamos aliviados com a decisão do STF que restaura a presidência da CBF a Ednaldo, estamos contentes que voltamos à situação original"

— Emílio Garcia, Diretor Jurídico da FIFA

Após receber apoio, o presidente da CBF disse que o foco agora é restaurar a normalidade no futebol brasileiro:

"Temos muitos compromissos que são inadiáveis e urgentes com relação ao calendário do futebol brasileiro, com todas as competições. É o que sabemos fazer e organizar. Queremos que a partir de agora nos concentremos no desenvolvimento do futebol brasileiro, em todos as suas modalidades, em todos os seus segmentos e em todos os seus Estados.", disse Ednaldo

Ednaldo Rodrigues havia sido destituído da presidência da CBF no último dia 7 de dezembro, após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não reconhecer a legitimidade de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o cartola e o Ministério Público do estado. Na semana seguinte, a FIFA comunicou à entidade que faria uma visita em janeiro, para observar de perto sua situação política. Entretanto, na última quinta-feira, 4, Ednaldo foi reconduzido a presidência após uma liminar do ministro do STF, Gilmar Mendes.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral