(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A seleção brasileira realizou, nesta quarta-feira, 4, mais um treino no CT do Caju, casa do Athletico Paranaense, mais um trabalho visando a partida contra o Equador na próxima sexta-feira. Como é rotineiro, apenas os primeiros 15 minutos da atividade foram abertos ao público. Após este período, o técnico Dorival Jr. deu início ao trabalho tático, e começou a esboçar o time que pode ir a campo no próximo jogo.
Segundo Bruno Cassucci e Felipe Ruiz, do GE, o treinador testou uma escalação com mudanças em todos os setores em relação ao time titular da Copa América. Marquinhos e João Gomes deram lugar a Gabriel Magalhães e André, no último treinamento. E a não convocação de Raphinha pode ter aberto espaço para um primeiro teste com o trio do Real Madrid.
Sendo assim, uma possível escalação para enfrentar o Equador é: Alisson; Danilo (c), Militão, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André; Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Endrick e Vini Jr.
Durante toda a Copa América, Arana e Wendell se alternaram no time titular. Wendell agradou mais a comissão técnica do Brasil, principalmente por avaliar que o atleta do Porto teve melhor entrosamento com Vini Jr.. No treinamento desta quarta-feira, entretanto, ele deu lugar ao lateral do Galo.
André perdeu boa parte da atual temporada no Fluminense devido a uma lesão ligamentar no joelho. Ele estava fora de combate durante a Copa América no meio do ano. Agora ele retorna à seleção, com chances de figurar entre os titulares, tendo acabado de se transferir para o Wolverhampton. Gabriel Magalhães é outro que estava se recuperando de lesão durante a competição continental, apesar de ter estado no grupo que disputou o torneio e pode retomar o status de titular. No ano passado, quando Eder Militão estava contundido, ele formou dupla de zaga com Marquinhos.
Ainda segundo o GE, no início da atividade Dorival utilizou Pedro na formação inicial. Entretanto, o jogador sentiu uma lesão ainda no início do trabalho e deixou o gramado mancando. O atleta passou por exames e foi constatada uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Portanto, ele foi desconvocado.
A seleção enfrenta o Equador na sexta-feira, 6 de setembro, no Couto Pereira, em Curitiba, às 22h, depois viaja à Assunção, onde enfrenta o Paraguai no dia 10, às 20h30. Ambas partidas são válidas pelas Eliminatórias para a Copa de 2026. O Brasil está, atualmente, na sexta posição, com sete pontos em seis partidas disputadas.