Seleção Brasileira

Dorival Jr. é apresentado pela CBF e faz "convocação" ao torcedor brasileiro

Técnico deixou claro que conta com o apoio do torcedor ao falar pela primeira vez à frente da seleção

Por Pedro P. Lima
Publicado em 11/1/24 às 17:07h. | Última atualização em 11/1/24 às 17:12



(Foto: Staff Images / CBF)

O técnico, Dorival Jr., foi oficialmente apresentado pela CBF na tarde desta quinta-feira, 11, em coletiva de imprensa na sede da entidade, no Rio de Janeiro. No evento, ele assinou seu contrato, junto ao presidente Ednaldo Rodrigues, que tem duração até dezembro de 2026. Depois falou pela primeira vez como treinador da seleção brasileira e respondeu a perguntas de jornalistas.

Em suas considerações iniciais, o treinador falou um pouco sobre a sua carreira e disse estar "emocionado" com a oportunidade. Além disso, ele fez uma "convocação" ao torcedor brasileiro, dizendo que conta com o apoio de todos. "A primeira convocação é ao torcedor brasileiro para que ele acredite e passe a viver um pouco mais a sua seleção. É natural que seja uma obrigação de todos nós, que aqui estamos, fazer o nosso melhor para entregar ao torcedor uma seleção confiável. Então, eu peço de coração que o torcedor volte a participar do dia-a-dia da nossa seleção e que vivencie a nossa seleção, como sempre foi.", disse Dorival em seu primeiro pronunciamento à frente da seleção brasileira.

"Nós não podemos nos dividir entre uma seleção com o nome de Felipão, de Tite, de Mano Menezes, de Fernando Diniz, nós temos uma seleção brasileira. Portanto, a partir de agora não é a seleção do Dorival, é a seleção do povo!"

— Dorival Jr., técnico da seleção brasileira

Ao falar sobre o que ele espera realizar em campo com a seleção, Dorival disse que a equipe não precisa necessariamente de uma mudança de nomes, mas sim recuperar a confiança e ter um aspecto emocional mais forte. "Não é uma mudança de nomes (em relação à última Copa), é uma mudança emocional, postural. O atleta tem que entender que ele está aqui vestindo uma camisa muito pesada, uma camisa muito respeitada e que é referência no mundo todo."


(Foto: Ag. Estado)

Durante a coletiva, o técnico também foi questionado sobre a sua relação com o camisa 10 da seleção brasileira. Dorival e Neymar trabalharam juntos no Santos, quando o jogador tinha 18 anos de idade, e conquistaram o título da Copa do Brasil em 2010. Naquele ano, em uma partida contra o Atlético Goianiense pelo Campeonato Brasileiro, eles tiveram uma discussão em campo que se estendeu até o vestiário após a partida. O desentendimento começou quando Dorival não autorizou Neymar a bater um pênalti. Na ocasião, o treinador queria que o atleta recebesse uma punição maior do que o clube havia proposto. O episódio culminou na saída de Dorival Jr. do Santos.

Entretanto, na coletiva, o treinador disse que o assunto já está superado, e deixou claro que conta com o atacante para o resto do ciclo. "O Brasil tem que aprender a jogar sem o Neymar, entendendo que o momento dele seja de lesão, mas temos que entender que nós temos um dos três maiores jogadores do mundo nesse momento, e que temos que aproveitá-lo. O Neymar é um jogador muito importante, desde que recuperado, em condições e totalmente focado.", disse Dorival sobre a qualidade do atleta

"Não tenho problema nenhum com o Ney, a proporção que tomou aquela situação foi além do que esperávamos, desnecessariamente. Após a partida já estávamos conversando, a diretoria do Santos tomou uma posição e eu respeitei, apenas isso. Mas com o atleta nunca tive nenhum tipo de problema, ao contrário, todas as vezes que nos encontramos foi sempre muito positivo", completou o treinador sobre sua relação com Neymar.

Dorival Jr. fará sua estreia como técnico da seleção brasileira na data FIFA de março, quando a seleção viaja à Europa para enfrentar Espanha e Inglaterra. Depois disso, ainda haverá uma data FIFA para dois amistosos em junho, um contra o México e outro ainda sem adversário definido, antes do início da Copa América. Os compromissos de Eliminatórias retornam apenas no segundo semestre, com seis partidas em três datas FIFA.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral