(Foto: Divulgação / CONCACAF)
A seleção brasileira disputou na noite deste domingo, 10, a final da Copa Ouro Feminina da CONCACAF e foi derrotada pela equipe dos Estados Unidos por 1 a 0, no Snapdragon Stadium, em San Diego, na Califórnia. A competição é disputada por seleções das América do Norte e Central e do Caribe, e nesta edição, as quatro equipes de melhor campanha da última Copa América, sendo elas: Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai, foram convidadas a disputar o torneio. Com a vitória, a seleção americana conquistou seu décimo título no torneio, o quarto consecutivo.
A seleção brasileira teve um bom início de jogo, mas não conseguiu reverter a posse de bola em chances claras de gol. Ainda no final do primeiro tempo, em jogada ensaiada de escanteio, Emily Fox recebeu a bola na direita e cruzou na área e a bola encontrou a capitã, Lindsey Horan, que cabeceou no canto esquerdo da goleira Luciana, para marcar o gol do título.
Esta competição foi a primeira do técnico, Arthur Elias, no comando da equipe. Ele assumiu o comando após a demissão de Pia Sundhagen, que não resistiu à eliminação ainda na fase de grupos da Copa do Mundo. O treinador teve 100% de aproveitamento até a final, foram cinco vitórias em cinco partidas, mas acabou ficando com a prata.
Do lado das campeãs, os Estados Unidos conquistaram o título com uma treinadora interina. A equipe já contratou a comandante inglesa Emma Hayes, que hoje está a frente do Chelsea, para assumir o time em junho. Twila Kilgore ficou a frente da seleção americana após a saída de Vlatko Andonovski, que foi o técnico da Copa, e deixou o cargo após a competição.
Agora, Arthur Elias volta suas atenções à preparação da equipe para os Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris no mês de agosto. Apenas 18 atletas poderão ser inscritas, e a Copa Ouro possibilitou ao técnico fazer observações visando a montagem do elenco para o torneio.