(Foto: Reprodução / beIN SPORTS)
O defensor belga, Jan Vertonghen, anunciou nesta sexta-feira, 5, a sua aposentadoria do futebol de seleções aos 37 anos de idade. A decisão vem após a eliminação da Bélgica na atual edição da Eurocopa, diante da França. A equipe foi eliminada após perder por 1 a 0, com um gol contra do próprio Vertonghen. O anúncio foi feito por meio das redes sociais do atleta.
"A primeira, a última. Obrigado por todas as memórias, eu vivi meu sonho!", diz a postagem do jogador
Com 157 partidas, Vertonghen é o jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção belga, fez 25 jogos a mais do que Axel Witsel, o segundo colocado. Atuou por 17 anos no futebol internacional, tendo feito sua estreia em julho de 2007, enfrentando Portugal pelas Eliminatórias para a Euro 2008. Ele é zagueiro de origem, mas pela Bélgica atuou muitas vezes como lateral esquerdo. Ele tem dez gols marcados pelos 'Red Devils'.
Vertonghen foi uma das lideranças do elenco que ficou conhecido como "Geração de Ouro" da Bélgica. Disputou três Copas do Mundo (2014, 2018 e 2022), tendo a terceira colocação na Copa da Rússia como a sua melhor campanha. Ele deixa a seleção e continua atuando apenas pelo seu clube atual: o Anderlecht.