Resto do Mundo

Uruguai vence Canadá nos pênaltis e fica com a 3ª posição da Copa América

Luís Suárez marcou aos 47 do segundo tempo para evitar a derrota da Celeste

Por Pedro P. Lima
Publicado em 13/7/24 às 23:17h. | Última atualização em 13/7/24 às 23:17



(Foto: Divulgação / AUF)

Neste sábado, 13, a seleção do Uruguai venceu o Canadá nos pênaltis, após empatar no tempo normal por 2 a 2, no Bank of America Stadium, em Charlotte, na disputa pelo 3º lugar da Copa América. Ambas as seleções encerram sua trajetória no torneio, e a equipe norteamericana se despede da sua primeira participação na competição entre as quatro primeiras colocadas.

A partida, no geral, seguiu o padrão da maioria dos jogos do mata-mata da Copa América. No sentido de que foi um jogo físico, com muitas faltas, 35 no total, 14 delas no primeiro tempo, ainda assim, dois gols foram marcados na primeira etapa, ambos em jogadas de escanteio. O Uruguai saiu na frente, logo aos 8 minutos, após a cobrança Cáceres conseguiu o desvio para Bentancur, que girou o corpo e bateu no teto da rede. Menos de 15 minutos depois, após a batida do tiro de canto do Canadá, Bombito conseguiu ganhar pelo alto, mas sem força para chegar ao gol. A bola sobra para Koné, de costas para o goleiro Rochet dentro da pequena área, ele chuta por cima da própria cabeça e empata o jogo.

O Canadá conseguiu criar diversas oportunidades ainda no primeiro tempo, mas não conseguiu revertê-las em gol. O jogo voltou mais equilibrado para a etapa complementar, com as duas equipes se arriscando mais, mas ainda fazendo muitas faltas. Com 35 minutos, a defesa uruguaio deixou Koné com liberdade na entrada da área e ele arriscou pro gol, Rochet espalmou e Jonathan David completou para o gol. A equipe norteamericana conseguiu segurar o resultado até os acréscimos, mas aos 47 do segundo tempo, Gimenez recebeu a bola pela direita, cruzou para dentro da área, e Luís Suárez marcou pela primeira vez na Copa América, levando a partida para os pênaltis.

Nas cobranças, a Celeste venceu por 4 a 3, sem desperdiçar nenhuma batida. Do lado canadense, Koné perdeu o terceiro pênalti, e na última cobrança, o capitão Alphonso Davies tentou bater de "cavadinha" mas acertou o travessão.

A final da Copa América será disputada no próximo domingo, dia 14 de julho, entre Argentina e Colômbia, no Hard Rock Stadium, em Miami. A Argentina vai em busca de seu décimo sexto título, o que a faria passar o Uruguai e se isolar como maior campeã da América, enquanto a Colômbia procura sua segunda conquista. O jogo será às 21h (horário de Brasília).

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral