(Foto: Divulgação / UEFA Champions League)
A revista francesa France Football realizou nesta segunda-feira, 28, a entrega do Prêmio Ballon d'Or (a Bola de Ouro) em cerimônia realizada em Paris. O volante espanhol, Rodri, do Manchester City, venceu a principal categoria da noite, e foi eleito o melhor jogador da temporada 2023/24. O dia da premiação foi cercado de polêmicas, a principal delas sendo a ausência do Real Madrid, clube campeão da Champions League, que não enviou nenhum representante à França.
Horas antes da premiação, foi divulgada a informação de que o Real Madrid havia cancelado a viagem, e não enviaria nenhum de seus atletas ou funcionários à cerimônia, após ficar sabendo que o prêmio principal seria entregue ao volante do Manchester City. Vini Jr. era o grande favorito à Bola de Ouro e Jude Bellingham também estava entre os favoritos. Rodri vence o prêmio em uma temporada em que foi campeão da Premier League, Supercopa da UEFA, Mundial de Interclubes e a Eurocopa com a Espanha. no torneio continental ele foi eleito o melhor jogador da competição.
Apesar de não ter comparecido, Carlo Ancelotti, do Real Madrid venceu o prêmio de melhor treinador da temporada, e o seu clube foi eleito clube do ano, apesar de não ter ninguém presente para receber o troféu. Harry Kane e Kylian Mbappé dividiram o prêmio Gerd Müller. Entre as mulheres, Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora da temporada.
Confira os resultados da premiação:
Melhor Jogador: Rodri (ESP)
Melhor Jogadora: Aitana Bonmatí (ESP)
Artilheiro da Temporada (Prêmio Gerd Müller): Harry Kane (ING) e Kylian Mbappé (FRA) I 52 Gols
Melhor Treinador: Carlo Ancelotti
Melhor Treinador(a) (Futebol Feminino): Emma Hayes (USA)
Melhor Goleiro (Troféu Yashin): Emiliano 'Dibu' Martínez (ARG)
Melhor Jogador Jovem (Troféu Kopa): Lamine Yamal (ESP)
Clube do Ano: Real Madrid
Clube do Ano (Futebol Feminino): Barcelona
Prêmio Sócrates: Jenni Hermoso (ESP)