Resto do Mundo

É tetra! Espanha vence a Inglaterra e é campeã da Eurocopa

Após sair na frente e sofrer o empate, Oyarzabal marca o gol do título aos 41 do segundo tempo

Por Pedro P. Lima
Publicado em 14/7/24 às 18:03h. | Última atualização em 14/7/24 às 18:12



(Foto: Reprodução / Wegotsoccer)

A Espanha venceu a Inglaterra por 2 a 1, neste domingo, 14, no Estádio Olímpico de Berlim e conquistou o tetracampeonato da Eurocopa. A vitória coroa uma campanha histórica, em que a seleção espanhola termina com 100% de aproveitamento, isto é, vencendo as sete partidas, algo que nunca havia acontecido na história da Competição. A Inglaterra, por sua vez, é vice-campeã pela segunda vez consecutiva e segue sem nenhum título na competição.

O jogo começou estudado, com as duas equipes evitando correr grandes riscos. Foram apenas oito finalizações na etapa inicial. A Espanha teve a bola durante a maior parte do tempo, mas não conseguiu reverter a posse em chances de gol. Além disso, a Furia ganhou uma preocupação com um dos seus principais jogadores, Rodri sentiu uma lesão e precisou ser substituído no intervalo.

O jogo mudou de figura logo no início do segundo tempo. Com 2 minutos jogados, Lamine Yamal encontrou Nico Williams na esquerda da área, ele chegou batendo cruzado e abriu o placar. A Espanha continuou com o controle da partida e a Inglaterra com dificuldade para criar jogadas. O técnico Gareth Southgate fez mudanças. O inglês sacou Kobbie Mainoo e o capitão, Harry Kane, e colocou Ollie Watkins e Cole Palmer. O English Team cresceu de produção, conseguiu fazer seu jogo fluir, e aos 28, em uma escapada pela direita, a bola chega em Jude Bellingham na entrada da área, ele faz o pivô, pisa para Palmer que bate de primeira e faz o gol de empate.

Depois diso, foi a vez das mudanças do técnico Luís de la Fuente mudarem a história do jogo. Oyarzabal, que havia entrado do lugar de Morata, recebe na área de frente para o goleiro Pickford, e marca o gol do título. No último minuto de jogo, a Inglaterra ainda teve a chance de empatar de cabeça em uma jogada de escanteio, mas Dani Olmo salvou em cima da linha.

Com a vitória, a Espanha vence seu quarto título e se isola como maior campeã da história do torneio, ficando a frente da Alemanha que tem três. Tendo vencido pela primeira vez em 1964, e depois conquistando o bicampeonato em 2008 e 2012. Além do título, dois jogadores foram da equipe receberam premiações individuais. Lamine Yamal, que tem recém-completados 17 anos, foi eleito melhor jogador jovem, e Rodri ganhou como melhor jogador do torneio.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral