
(Foto: Divulgação/FIFA)
Com o final da janela de jogos internacionais na Data FIFA de outubro, chegamos a 28 seleções com vagas garantidas para a Copa do Mundo de 2026, o que representa cerca de 65% das vagas disponíveis. Apenas nesse mês foram mais dez países garantindo a sua participação no mundial na América do Norte. Esse grande número de confirmação se deve pela finalização da principal fase das eliminatórias africanas. O número máximo era de 19 para esse período, mas combinações de resultados não permitiram alcançar esse número, mas encaminhou a grande maioria.
Pensando nisso, veja uma recapitulação das seleções classificadas nessa janela e relembre as que haviam confirmado a vaga até setembro, data FIFA anterior:
JÁ CLASSIFICADAS:
Antes da data FIFA de outubro, já haviam 18 seleções classificadas, incluíndo os três países-sedes do mundial de 2026.
- Canadá (País-Sede)
- Estados Unidos (País-Sede)
- México (País-Sede)
- Japão (AFC)
- Nova Zelândia (OFC)
- Irã (AFC)
- Argentina (CONMEBOL)
- Uzbequistão (AFC) - Estreante
- Coréia do Sul (AFC)
- Jordânia (AFC) - Estreante
- Austrália (AFC)
- Brasil (CONMEBOL)
- Equador (CONMEBOL)
- Uruguai (CONMEBOL)
- Colômbia (CONMEBOL)
- Paraguai (CONMEBOL)
- Marrocos (CAF)
- Tunísia (CAF)
19. EGITO - CAF

(Foto: AFP)
O Egito se tornou no dia 8 de outubro, a 19ª seleção classificada para a Copa do Mundo, ao vencer Djibuti por três a zero, na penúltima rodada. Com a classificação, o Egito irá para a sua quarta participação em mundiais na história, e volta a disputar depois da ausência na edição de 2022. Antes disso, disputou também as edições de 1934, 1990 e 2018. O egípcios finalizaram a campanha nas eliminatórias com mais uma vitória, sobre Guiné-Bissau, por um a zero, em casa.
20. ARGÉLIA - CAF

(Foto: Divulgação/Argélia)
No dia seguinte, dia 09, a Argélia se tornou a 20ª seleção classificada ao vencer a Somália por três a zero. Com a classificação, a Argélia irá para a sua quinta participação em mundiais na história, e volta a disputar depois de 12 anos de ausência, com sua última participação em 2014, na copa no Brasil. Antes disso, disputou também as edições de 1982, 1986 e 2010. A sua melhor participação foi a última, onde chegou até às oitavas de finais e foi eliminada na prorrogação contra a Alemanha, que viria ser a campeã da edição. Na última rodada das eliminatórias, a Argélia venceu em casa por dois a um a Uganda.
21. GANA - CAF

(Foto: Reprodução/CAF)
Já pela última rodada das eliminatórias africanas, Gana confirmou a sua vaga ainda no domingo, dia 12, ao vencer Comores, em casa, por um a zero. Os ganeses terminaram seis pontos à frente de Madagascar. A Gana irá para a sua quinta participação em copas, com a melhor campanha sendo em 2010, onde foi eliminada na prorrogação nas quartas de finais para o Uruguai, com direito à penalti perdido durante o tempo extra. Gana também participou das edições de 2006, 2014 e 2022, com uma classificação para as oitavas e duas quedas na fase de grupos.
22. CABO VERDE - CAF (ESTREANTE)

(Foto: Divulgação/Cabo Verde)
Já na segunda-feira, dia 13, Cabo Verde conquistou a sua inédita participação para a Copa do Mundo de 2026, e conquistou a vaga ao vencer Essuatíni por três a zero em casa. Como mencionado, essa será a primeira participação dos cabo-verdianos à copa, e finaliza as eliminatórias com quatro pontos de vantagem para Camarões, que no início da competição era dado como o grande favorito para a vaga direta.
23. ÁFRICA DO SUL - CAF

(Foto: Getty Images)
A classificação da África do Sul, que retorna ao mundial desde 2010, no qual foi o país-sede, foi repleta de emoções, visto que ela chegou na última rodada tendo que vencer Ruanda, que era penúltima do grupo, e torcer para um tropeço da líder Benin contra a Nigéria, que também buscava a classificação. No fim, a vitória por três a zero contra Ruanda e a vitória da Nigéria contra Benin classificaram os sul-africanos, que haviam perdido três pontos por escalação irregular em rodadas anteriores.
Além da participação como país-sede, a África do Sul também esteve presente nas edições de 1998 e 2002, e juntamente com 2010, nunca passou da fase de grupos.
24. CATAR - AFC

(Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari)
Partindo para a Ásia, a 24ª seleção confirmada para o mundial foi o Catar, país-sede da edição anterior (2022). O país no Oriente Médio confirmou a sua primeira classificação em campo para uma Copa do Mundo, ao vencer os Emirados Árabes Unidos no triângular classificatório. A vitória por dois a um na rodada final foi determinante, visto que em caso de derrota, a classificação ficaria com os Emirados.
Na edição de 2022, o Catar realizou a pior campanha de uma país-sede na história das copas, ao perder as três partidas e terminar com um saldo de menos seis gols.
25. ARÁBIA SAUDITA - AFC

(Foto: Getty Images)
Na mesma rodada, a Arábia Saudita também garante a vaga para o mundial no triângular classificatório, ao empatar em zero a zero com o Iraque na rodada final. O empate garantia a vaga para o sauditas, visto que eles haviam marcado mais gols do que os iraquianos. Esta será a sétima participação dos sauditas para a Copa do Mundo, sua melhor participação foi na estréia em 1994, ocasião que chegou às oitavas de finais, sendo derrotados pela Suécia.
26. INGLATERRA - UEFA

(Foto: Getty Images)
Apenas a 26ª seleção confirmada, tivemos o primeiro europeu classificado, e essa é a campeã de 1966, a Inglaterra, que ao vencer a Letônia, por cinco a zero, confirmou a sua vaga com duas rodadas de antecedência e com uma campanha até aqui perfeita, visto que possui 100% de aproveitamento e com 18 gols marcados e zero sofridos. Como mencionado, a Inglaterra foi campeã em 1966 e chegará a sua 17ª participação, e na última edição foi eliminada na prorrogação para a França nas quartas de finais.
27. SENEGAL - CAF

(Foto: Divulgação/Senegal)
Senegal confirmou a sua quarta participação em copas ao vencer na rodada final das eliminatórias, a seleção da Mauritânia, em casa. A vitória era necessária, visto que a República Democrática do Congo venceu Sudão e torcia por um tropeço de Senegal para se classificar. Em mundiais, a melhor participação dos senegaleses foi logo em sua estréia, visto que até aquele momento a sua chegda às quartas de finais era o melhor resultado de um país africano na Copa do Mundo. Esse seria um recorde para o continente até a igualdade de Gana em 2010 e a superação de Marrocos em 2022, na qual chegaram nas semifinais.
28. COSTA DO MARFIM - CAF

(Foto: REUTERS/Luc Gnago)
Por fim, a última classificada dessa janela de jogos foi a Costa do Marfim, que se classificou ao vencer, em casa, a seleção de Quênia. Um tropeço seria "fatal" para os marfinenses, visto que Gabão venceu a rodada final também e ficou a um ponto atrás da Costa do Marfim. Essa será a sua quarta participação em copas, e retorna após 12 anos, após participações consecutivas em 2006, 2010 e 2014. Todas as participações foram encerradas na fase de grupos.
O QUE SE ESPERA EM NOVEMBRO?
Na próxima data FIFA, que será disputada em novembro, teremos as confirmações da maioria das vagas para o mundial, com o encerramento da primeira fase das eliminatórias européias e definição dos classificados via UEFA Nations League. As eliminatórias da CONCACAF também terá a definição de três classificados e os países que irão para a repescagem.
Além disso, terá a disputa da repescagem africana, com os confrontos de semi e final valendo apenas uma vaga para a Copa. Os confrontos serão definidos com base no ranking da FIFA. A tendência é que os confrontos sejam entre Nigéria x Gabão e Camarões x R.D. Congo, com todos os jogos sendo disputados no Marrocos.




















