Resto do Mundo

Copa do Mundo de 2030 terá partidas na América do Sul

A tendência é de que a edição de 2030 seja disputada em três continentes

Por Pedro Sakamoto
Publicado em 4/10/23 às 14:17h. | Última atualização em 4/10/23 às 14:32



(Foto: EITAN ABRAMOVICH / EITAN ABRAMOVICH/AFP)

A Copa do Mundo de 2030 terá seis países em três continentes como sedes da edição que comemorará o centenário do campeonato mundial. A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, com o país-sede se consagrando como campeão.

Em 2030, Uruguai, Argentina e Paraguai, receberão uma partida de abertura cada. O resto da competição será disputada na Espanha, Portugal e Marrocos, os três juntamente com o Paraguai, receberão pela primeira vez a competição mais importante entre seleções.

As três sedes principais ainda irão passar por ratificação no Congresso da FIFA em 2024, porém por ser a única candidatura, a tendência é de que sejam oficializadas como sedes.

A repercução deste formato da Copa do Mundo, foi divulgada primeiramente pelo presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, juntamente com o presidente da federação do Paraguai, Robert Harrison.

"A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final", antecipou Domínguez. O plano da FIFA era de realizar o anúncio das sedes em outubro do ano que vem.

Nesta mesma reunião que definiu o formato da edição de 2030, foi decidido que a edição de 2034 seja realizada na Ásia e/ou Oceania. A tendência que a Arábia Saudita seja uma das principais candidatas, por conta de que era uma das cotadas para a edição centenária.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral