Resto do Mundo

Argentina vence Equador nos pênaltis e é primeira semifinalista da Copa América

A atual campeã aguarda o vencedor de Venezuela e Canadá para conhecer seu adversário

Por Pedro P. Lima
Publicado em 5/7/24 às 0:25h. | Última atualização em 5/7/24 às 0:26



(Foto: Reprodução / Trending Sports Podcast)

A seleção da Argentina venceu, na última quinta-feira, 4, o Equador nos pênaltis, após empatar por 1 a 1 no tempo normal, no NRG Stadium, em Houston, no Texas, na primeira partida das quartas de final da Copa América. Com a classificação, a equipe garante vaga na semifinal e aguarda o vencedor do confronto entre Venezuela e Canadá (que acontece na sexta-feira, às 22h), para conhecer seu adversário. Enquanto o Equador deixa a competição sem nenhuma derrota.

A partida começou equilibrada, com o Equador apostando no contra-ataque em velocidade, e conseguiu chegar com perigo na área argentina algumas vezes. Aos 33 minutos da etapa inicial, Messi achou um belo lançamento para Enzo Fernández que resultou em escanteio. Na cobrança, Mac Allister resvalou de cabeça na primeira trave e o zagueiro Lisandro Martínez completou para o gol. A seleção equatoriana voltou melhor para o segundo tempo, e com 15 minutos, a bola bate no braço de Rodrigo de Paul dentro da área e o juiz marca pênalti. O capitão Enner Valencia pega a bola, na batida ele desloca o goleiro 'Dibu' Martínez, mas acerta a trave.

Depois disso, a Argentina parecia ter mais controle da partida, mas aos 46 da segunda etapa, John Yeboah cruza para a área, Kevin Rodríguez completa de cabeça e a bola morre no canto esquerdo do goleiro. O gol causa polêmica e precisou ser checado pelo VAR, pois o atacante Jordy Caicedo, que estava em posição de impedimento, tentou tocar a bola que ia na direção do gol. A arbitragem interpretou que isso não interferiu na ação do goleiro.

O jogo foi para os pênaltis. Lionel Messi bateu o primeiro, tentou bater de "cavadinha" e acertou o travessão. Mena foi para a bola pelo Equador e Martínez defendeu. O goleiro argentino ainda defendeu mais uma cobrança, de Alan Minda, e a Argentina venceu a disputa por 4 a 2.

A seleção argentina joga a partida semifinal na terça-feira, 9 de julho, às 21h, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Enfrenta Venezuela ou Canadá, a depender de quem vencer a partida de quartas de final, que será disputada nesta sexta-feira, às 22h.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral