(Foto: Joilson Marconne / CBF)
A seleção brasileira foi derrotada pela Argentina por 1 a 0 no torneio pré-olímpico da Venezuela e não irá participar dos Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados em agosto em Paris, na França.
As vagas são decididas em um quadrangular com Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela, em que todas as equipes se enfrentam, e as duas primeiras colocadas se classificam para as Olimpíadas. A seleção brasileira perdeu a primeira partida para o Paraguai, e conseguiu vencer a Venezuela no segundo jogo. Agora, com a derrota para a Argentina, o Brasil está em terceiro, com três pontos, atrás da Argentina, que tem cinco, e o Paraguai, que tem quatro. Paraguai e Venezuela se enfrentam ainda neste domingo, às 20h30, mas a seleção brasileira não tem mais chances de se classificar para a competição.
O Brasil quase ficou de fora do torneio pré-olímpico. A inscrição para a eliminatória era até o dia 5 de janeiro. No começo do ano, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues estava destituído do cargo. Ele foi reconduzido à presidência por uma liminar do Ministro do STF, Gilmar Mendes, no dia 4 do primeiro mês do ano. A entidade enviou a inscrição no dia limite, e não teria como ter o feito até o dia anterior.
Os Jogos Olímpicos serão disputados em Paris, em agosto, e não irá contar com a seleção que é a atual bicampeã. O Brasil se tornou Campeão Olímpico pela primeira vez em 2016, no Rio de Janeiro, e ganhou novamente a competição em 2021, em Tóquio. A seleção não poderá buscar o tricampeonato consecutivo no meio do ano, após a eliminação no pré-olímpico.