Seleção Brasileira

Retorno de Neymar à seleção brasileira deve ocorrer só em Novembro

Comissão técnica da CBF e Al-Hilal não querem apressar a volta do craque, portanto a recuperação demora mais do que o previsto

Por Pedro P. Lima
Publicado em 9/9/24 às 21:21h. | Última atualização em 9/9/24 às 21:21



(Foto: Vitor Silva / CBF)

O retorno de Neymar à seleção brasileira deve demorar mais do que o planejado. O atleta sofreu uma lesão grave no joelho, em outubro de 2023, enquanto defendia a seleção brasileira contra o Uruguai. A previsão inicial era de que ele demorasse de 9 a 12 meses para voltar aos gramados, entretanto, parece que o craque vai ficar mais de um ano sem atuar.

Segundo Lucas Musetti, Bruno Andrade e Thiago Arantes, do UOL, a previsão atual é de que o camisa 10 da seleção brasileira só volte a atuar em partidas oficiais no mês de novembro. O atacante já treina com bola, executa fundamentos como passe e finalização e corre normalmente, mas ainda treina separado, sem contato físico com outros jogadores. A programação do Al-Hilal, clube de Neymar na Arábia Saudita, é de que ele volte a treinar normalmente com o elenco em outubro, e que seja relacionado para partidas a partir de novembro.

Existe a possibilidade de que o jogador volte ainda em outubro, entretanto, ele ainda deve perder mais uma data FIFA pelo Brasil. A seleção enfrenta o Chile, fora de casa, no dia 10 do próximo mês, e depois recebe o Peru no Mané Garrincha, no dia 15. No cenário atual, é improvável que Neymar jogue pela seleção nestas partidas. Nem o Al-Hilal tampouco a comissão técnica da seleção brasileira pretende apressar o retorno do atleta, e querem que ele esteja 100% recuperado antes de voltar a atuar.

O técnico da seleção brasileira, Dorival Jr., deixou bem claro que ele pretende contar com o camisa 10 assim que possível:

"Eu não tenho dúvidas de que, assim que estiver recuperado e em condições, ele voltará a ser relacionado. É um jogador que dispensa comentários, todos sabem a importância que ele tem. Tudo tem que acontecer no momento certo e adequado. Ainda é muito cedo, vamos aguardar, até porque dentro do seu próprio clube acredito que ainda esteja completando o seu processo", disse o treinador ao ser perguntado se ele ainda contava com Neymar.

No dia 17 de outubro de 2023, enquanto defendia a seleção brasileira contra o Uruguai, em Montevidéu, Neymar sofreu um entorse no joelho e precisou ser substituído. O atacante rempeu o Ligamento Cruzado Anterior e do Menisco do joelho esquerdo. Duas semanas depois, no dia 2 de novembro ele passou por cirurgia. 

A previsão atual é de que ele volte a ser convocado para a data FIFA de novembro. O Brasil enfrenta a Venezuela, no dia 14, fora de casa, depois recebe o Uruguai, no dia 19.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral