Seleção Brasileira

Marta define aposentadoria do futebol de seleções

Aos 38 anos, a Rainha declarou que este será seu último ano vestindo a amarelinha

Por Pedro P. Lima
Publicado em 25/4/24 às 18:01h.



(Foto: Thais Magalhães / CBF)

A maior jogadora de futebol da história da seleção brasileira, Marta, anunciou que 2024 será seu último ano vestindo a camisa da seleção brasileira. A declaração foi feita em entrevista à CNN Esportes, e a atleta de 38 anos também manifestou seu desejo de disputar os Jogos Olímpicos, representando seu país, uma última vez.

"Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a Seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na Seleção como atleta, não tem"

— Marta, em entrevista à CNN

Com a saída de Pia Sundhagen, e a chegada do técnico Arthur Elias, a 'Rainha' vem tendo minutagem com a seleção brasileira, é utilizada frequentemente, e iniciou algumas partidas como titular, ainda que não tenha disputado a Copa Ouro da CONCACAF no início deste ano, competição em que o Brasil chegou até a final e foi derrotado pelos Estados Unidos.

Marta está na seleção brasileira há mais de 20 anos. Neste período, ela conquistou três vezes a Copa América (2003, 2010 e 2018) e duas vezes os jogos pan-americanos (2003 e 2007). São 114 gols marcados com a seleção brasileira, 17 deles em Copas do Mundo. Ela é, inclusive, a maior artilheira da história da competição. Fora isso, ela ganhou seis vezes o prêmio Ballon d'Or, a Bola de Ouro, que premia a melhor jogadora da temporada.

Os Jogos Olímpicos serão disputados entre julho e agosto em Paris, e a seleção feminina está no grupo C, ao lado da Espanha, a atual campeã mundial, Japão e Nigéria. O Brasil estreia no torneio contra a equipe nigeriana, no dia 25 de julho, às 14h (horário de Brasília), no Estádio Matmut Atlantique.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral