Seleção Brasileira

Festa na Bolívia! Brasil sofre na altitude e é derrotado em El Alto

Equipe boliviana pode voltar a disputar a Copa do Mundo após 32 anos

Por Pedro P. Lima
Publicado em 9/9/25 às 22:34h. | Última atualização em 9/9/25 às 22:34



(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

A seleção brasileira perdeu para a Bolívia por 1 a 0 nesta terça-feira, 9, em El Alto, pela última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Miguel Terceros marcou o único gol da partida de pênalti. Com este resultado e a vitória da Colômbia contra a Venezuela em Maturim, a equipe boliviana conseguiu uma vaga na repescagem e segue viva na briga para disputar o mundial. O Brasil, por outro lado, já estava classificado, mas encerra o torneio na quinta colocação, seu pior desempenho neste formato de Eliminatórias.

Standings provided by Sofascore

A Bolívia foi superior em todo o primeiro tempo. A seleção brasileira teve bastante dificuldade de se adaptar aos mais de 4 mil metros de altitude. Sendo assim, os donos da casa conseguiram passar a maior parte do tempo em seu campo de ataque, apesar disso não ser revertido em chances claras de gol. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Bruno Guimarães derrubou o lateral Roberto Carlos Fernández dentro da área, e o pênalti foi marcado após interferência do árbitro de vídeo. Miguelito foi pra cobrança e abriu o placar. No segundo tempo, a seleção brasileira conseguiu chegar mais vezes ao ataque, mas sem criar grandes chances de gol. A Bolívia conseguiu criar mais chances, mas não conseguiu ampliar o marcador.

A seleção brasileira volta a campo em outubro quando faz dois amistosos contra seleções asiáticas. Primeiro a equipe vai a Seul, onde enfrenta a Coreia do Sul, na sexta-feira, 10, às 8h (horário de Brasília). Depois a delegação viaja a Tóquio, onde enfrenta o Japão na terça-feira, 14, às 7h30. A seleção encerrou as Eliminatórias

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral