(Foto: Ric Tapia/Icon Sportswire)
A Copa América, disputada nos Estados Unidos, terá uma atenção especial ao campo, mais especificamente, as dimensões dos gramados. Onze dos 14 estádios que serão sede da Copa América 2024, possuem 100 metros de comprimento e 64 de largura, representando o mínimo permitido pela FIFA para campeonatos continentais, cerca de 20m2 a menos do que em competições de elite, como a Copa do Mundo (105m x 68m).
Essa condição característica dos onze estádios se devem por serem sedes de franquias da NFL, a liga de futebol americanos dos Estados Unidos, onde os gramados possuem uma largura de apenas 48,8 metros. Um dos estádios que possuem essa dimensão é o SoFi Stadium, casa dos Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers, e que sediará a estreia da seleção brasileira na competição continental.
Por conta dessa diferença, os jogadores do Brasil estão fazendo trabalhos específicios visando a jogabilidade nas dimensões do gramado oferecido. Já em questão dos estádios com gramado sintético, não há uma preocupação, já que os estádios que não possuem grama natural, irão receber um gramado natural e homologado.
Estádios que são sedes de franquias da NFL:
-
Allegiant Stadium: Las Vegas, Nevada
-
AT&T Stadium: Arlington, Texas
-
Bank of America Stadium: Charlotte, North Carolina
-
GEHA Field at Arrowhead Stadium: Kansas City, Missouri
-
Hard Rock Stadium: Miami Gardens, Flórida
-
Levi’s Stadium: Santa Clara, Califórnia
-
Mercedes-Benz Stadium: Atlanta, Georgia
-
MetLife Stadium: East Rutherford, New Jersey
-
NRG Stadium: Houston, Texas
-
SoFi Stadium: Inglewood, Califórnia
-
State Farm Stadium: Glendale, Arizona