(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A comissão técnica da seleção brasileira desembarcou nos Estados Unidos na última quarta-feira, 29, onde fará a preparação para dois amistosos no início de junho e para a Copa América. O técnico Dorival Jr., já está em Orlando, na Florida, e além de seus auxiliares, está acompanhado do coordenador de seleções masculinas da CBF, Rodrigo Caetano. O presidente Ednaldo Rodrigues é esperado na próxima semana.
Os jogadores começam a se juntar a delegação nesta quinta-feira, e ficarão no hotel Four Seasons. Toda a preparação para a Copa América será feita em Orlando, e a seleção vai treinar no complexo ESPN Wide World of Sports.
Inicialmente, chegam 19 jogadores que atuam no futebol europeu. Na próxima segunda-feira, se apresentam os jogadores que atuam no futebol brasileiro: os goleiros Bento e Rafael, Guilherme Arana e Endrick. E só na próxima quarta-feira chegam os jogadores do Real Madrid, Vini Jr., Rodrygo e Militão, que estarão na final da Champions League no próximo sábado, dia 1 de junho.
A seleção brasileira enfrenta a equipe do México no sábado, 8 de junho, às 21h30 (horário de Brasília) no Estádio Kyle Field, no Texas, depois volta a Orlando, onde enfrentam a seleção dos Estados Unidos, no dia 12, no Camping World Stadium, às 20h. O Brasil estreia pela Copa América no dia 24 de junho, no SoFi Stadium, que fica em Inglewood (próximo a Los Angeles). O jogo será contra a Costa Rica, às 22h. A seleção está no Grupo D da competição, junto de Colômbia e Paraguai, além dos costa-riquenhos.
Caso Lucas Paquetá
(Foto: Francois Nel / Getty Images)
Na última quinta-feira, 23, o camisa 8 da seleção brasileira, Lucas Paquetá, foi denunciado oficialmente por má conduta referente à aposta esportiva, pela Federação Inglesa de Futebol, a FA (Football Association). O atleta está sendo acusado de forçar cartões amarelos em quatro partidas do Campeonato Inglês, a Premier League, entre 2022 e 23. Paquetá nega veementemente as acusações, mas tem até o dia 3 de junho para apresentar sua defesa.
As investigações se tornaram públicas no dia 18 de agosto de 2023, dia da primeira convocação de Fernando Diniz pela seleção brasileira. Na ocasião, a CBF optou por retirar o jogador da lista, sob a justificativa de preservar o atleta, e pra que ele pudesse se focar totalmente em resolver o problema. Paquetá está convocado para a Copa América, e por isso se fala de um possível corte. Entretanto, a comissão técnica foi eximida da decisão, a palavra final será do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
O atleta por sua vez, já embarcou para o Estados Unidos e estará à disposição para servir a seleção brasileira. O jogador estava no Brasil, na última terça-feira esteve no Maracanã para acompanhar a partida entre Flamengo e Millonarios (COL) pela Copa Libertadores. E na quarta, por volta das 23h (horário de Brasília), embarcou para Orlando, ao lado de João Gomes, Bruno Guimarães e Douglas Luiz. O quarteto deve se apresentar nesta quinta, ao lado dos outros jogadores que atuam no futebol europeu.
Confira a lista completa de convocados:
GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Rafael (São Paulo)
ZAGUEIROS: Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Militão (Real Madrid);
LATERAIS: Danilo (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendell (Porto) e Yan Couto (Girona);
MEIO-CAMPISTAS: Andreas Pereira (Fullham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Éderson (Atalanta), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pepê (Porto);
ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Evanílson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr. (Real Madrid)